22/02/12



SOBERANIA ALIMENTAR JA’!


Cultivando na prática o conceito de Soberania Alimentar, o Projecto270 decidiu desenvolver uma CSA (Comunidade de suporte à agricultura). De modo a possibilitar a obtenção de produtos hortícolas, ervas para infusões e plantas medicinais frescas - de variedades tradicionais produzidas de acordo com o ciclo. E simultaneamente, promover a vida no solo e a proteção da qualidade da água.
Esta opção permitirá o desenvolvimento de um sistema de produção que potencializa as interligações naturais, fazendo desaparecer impactos danosos característicos da produção agrícola, permitindo assim, uma melhor qualidade de vida para quem produz e para quem consome.
Os alimentos apanhados no dia têm mais valor nutricional, menos necessidade de armazenamento e, como tal, menos gastos de energia.
No domingo dia 29 de Janeiro, promovemos o primeiro encontro para viabilizar todos estes objectivos. Neste serão colocadas várias ideias e projectos em marcha. Para além da CSA, há a possibilidade de abrir a todos os interessados outras ideias e iniciativas do Projecto270.
 
- Mas o que é uma CSA (Comunidade de suporte à agricultura)?
 
CSA é uma interligação entre pessoas que produzem alimentos e outras interessadas em consumi-los, que, por isso, apoiam financeiramente os custos de produção. Dando posteriormente lugar a uma partilha semanal de produtos da época como resultado do investimento feito.
Antes de começar a época realiza-se um encontro onde são decididos os produtos a cultivar. Em cada um destes encontros são apresentadas as condições do terreno e as possíveis culturas que neste se poderão vir a desenvolver. Assim, estabelecem-se os termos da partilha a ser feita em termos de investimento tendo em vista os alimentos a serem produzidos. E possibilitando, deste modo, o acesso a uma diversidade de produtos agrícolas tradicionais que geralmente desconhecemos.
 
Se nunca comeu cenouras amarelas, tomates pretos, courgetes brancas, talvez tenha chegado a hora de se banquetear com as maravilhas deste lado da duna.
 
Para além da produção alimentar e da forma como esta é feita, a Soberania Alimentar abarca também as questões da energia, mitigação climática e diversidade.
 
O Projecto270 tem projectos a decorrer em todas estas áreas que constantemente avançam à medida da participação e do apoio que vão recebendo. Esta é uma forma de divulgar e promover a agricultura familiar em conjunto com a política de biodiversidade e consumo de produtos alimentares responsáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário